Professor da EACH assume assento no Conselho Nacional de Turismo representando a ANPTUR

Postado em 01 de dezembro de 2023

O professor Alexandre Panosso Netto, professor do curso de Graduação em Lazer e Turismo e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Turismo da EACH, assumirá um assento no Conselho Nacional de Turismo a partir de dezembro de 2023 representando a ANPTUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo.

A ANPTUR, por meio do edital n.4 de 20 de novembro de 2023, do Ministério do Turismo, concorreu e foi selecionada como uma das 48 entidades privadas de turismo para compor o Conselho Nacional de Turismo para o biênio 2023-2025.

Nas palavras do professor “essa é uma conquista importante para a área acadêmica-científica do turismo nacional, pois evidencia o reconhecimento da ANPTUR como associação interessada no correto desenvolvimento da atividade. Desenvolvimento este fundamentado em pesquisas científicas que orientem ações, programas, projetos e políticas públicas para o benefício da população brasileira.”

Segundo informações da ANPTUR, publicada em suas redes sociais, a associação já havia solicitado um assento no Conselho Nacional de Turismo em gestões passadas, mas sem sucesso, pois há muito tempo o conselho não era renovado.

A ANPTUR foi fundada em 2002 e reúne as instituições brasileiras que mantêm Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e/ou Doutorado) nas áreas de Turismo, Hotelaria, Hospitalidade, Ecoturismo, Negócios Turísticos e afins e também aquelas que têm como área de atuação e interesse o tema do turismo e áreas afins. Seu principal objetivo é representar os interesses desse grupo, especialmente no que concerne à formulação da política educacional de educação e pesquisa, ao estabelecimento de objetivos e padrões de excelência educacional, e à captação de recursos e incentivos para o desenvolvimento da pesquisa e do ensino de pós-graduação em Turismo no Brasil.

A posse dos novos conselheiros será em Brasília no dia 16 de dezembro. Na suplência do prof. Panosso assumirá o professor Osiris Ricardo Bezerra Marques, da Universidade Federal Fluminense, diretor administrativo da ANPTUR

Para conhecer todas as entidades selecionadas para o Conselho Nacional de Turismo, veja a matéria aqui.

Com informações das redes sociais da ANPTUR. @anptur e www.anptur.org.br